quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Como faço para capturar uma formiga rainha? - How to capture a queen ant?

Muita gente (a grande maioria dos iniciantes) se pergunta primeiramente em como conseguir capturar uma rainha. Desta vez vou passar algumas informações muito úteis para ter a sua matriarca.

Pegá-las não é difícil, mas exige atenção, afinal elas são pequenas! Claro que existem as rainhas grandes (como a atta por exemplo), mas um iniciante vai começar com uma lasius, ou uma camponotus, por exemplo.





     

    Atta                                  Lasius                        Camponotus  


Quando digo que um iniciante não vai começar com uma atta quero dizer que eu acho mais instrutivo começar com algum gênero que seja alimentado com insetos, doces, etc. Acho mais incentivante fazer isso antes de cuidar da atta que geralmente pega folhas e cultiva seu próprio fungo.

Bom, voltando ao assunto....Você pode seguir os dois modos descritos abaixo para capturá-las.

Época de revoada:
As formigas aladas (leia-se machos e fêmeas férteis) geralmente saem dos formigueiros após as chuvas de épocas quentes do ano, como primavera e verão. Uma chuva forte o suficiente para que elas percebam que a terra está molhada, fácil de se escavar e com o ambiente externo úmido.

Elas aproveitam esta perfeita ocasião para sair e acasalar. É nessa hora que você entra em ação! 

Veja aqui como diferenciar os tipos de formiga (macho, rainha e operária).

Você vai procurar uma fêmea alada (com asas), se quiser pode guardá-la em tubo por uns 3 ou 4 dias para saber se ela está fértil. Mas recomendo que você a observe e procure uma igual, sem asa. Ela provavelmente estará fecundada e começará pôr ovos dentro de 3 ou 4 dias depois de colocada no tubo. 
Ou pode procurar uma com o abdômen grande, tórax mais avantajado e cabeça grande, as de cabeça pequena são machos (Como diferenciar).

Fêmea alada

Fora da época de revoada:
Se não está chovendo muito na sua região ultimamente e você não quer esperar a época certa, você pode capturar uma rainha cavando em um formigueiro!

Mas não é simplesmente cavar e pronto, você deve tomar alguns cuidados.

Primeiro escolha um formigueiro novo (o menor número possível de formigas), normalmente é apenas um buraco sem areia em volta nem formigas passeando muito perto(veja a imagem). Feito isso, cave com uma pá ao redor do formigueiro (isso mesmo, em forma de círculo), até uma profundidade de 15 centímetros mais ou menos.

Muitas formigas

Pegue uma bacia ou balde que caiba toda a terra do formigueiro e coloque no mesmo. Se tiver pouca formiga, como o recomendado, você vai identificar a rainha só de bater os olhos. Ela é a maior formiga do formigueiro, tem o abdomen mais avantajado e o tórax é maior também.


Veja aqui como diferenciar os tipos de formiga (macho, rainha e operária).


Não sabe como fazer um tubo para sua formiga? Veja aqui!

Gostou ? Comente! Odiou? Comente!
Essa é a melhor forma de fazer com que eu me anime para sempre postar mais coisas legais.

17 comentários:

Igor Nascimento disse...

Olá, vi seu comentário no meu blog Ciencia dos Insetos, obrigado pela visita, vou colocar seu baner no meu blog.

E parabéns pelo conteudo do seu blog.

Abraço

Rafael disse...

SHUAHSUAHUSHA escrevi um tutorial bem parecido com o eu hoje shauhsua, vou deixar pra postar dia 8-9 pq depois irei ficar sem postar por uns 5 dias pois estarei em viagem ^^
Ficou bem bom o seu, parabens :D

Bruno disse...

Valeu! To me esforçando para deixar um bom conteudo para os iniciantes e até mesmo para os mais experientes!

Heheehehe então postei adiantado kkkk
Viajar é sempre bom! mas tenho certeza que você vai viajar olhando para o chão AEuhaeuhaEhAEu

Rafael disse...

HUSHAUSHUAHUSHAUS fica ate foda d passear com a namorada shaushausa sempr olhando pra baixo e parando para ver as lindonas shaush, sorte q ela é perfeita e ate pega uasm rainash rpa mim as vezes *---* grava um vide ao sobre as suas e edita pra daqui uns 2 anos a galera poder ir vendo como vc começou :D

Bruno disse...

uaaHUEAhuEHUEHUeha

vo ter que comprar uma camera boa pra tirar fotos e filmar elas, as formigas mal chegaram e jah tao me dando gastos AeEAuheuheuhaE

Tudo muito loko disse...

Eu estou querendo muito achar uma rainha, mas lendo seu post eu fiquei com uma duvida, eu queria saber se toda formiga que voa pode ser uma rainha?

jeff disse...

no todal de dias qundo demora para um ovo virar larva, uma larva virar pupa e uma pupa virar formiga

Bruno disse...

Jeff, depende da espécie. As camponotus normalmente demoram uns 2 meses desde a fase ovo até o nascimento.

Wilken disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wilken disse...

cara vc poderia me falar as epocas do ano que ocorrem revoadas... to començando agora... peguei duas attas mais sao muitos compricadas de criar.. quero começar com uma facinha.. quais epocas elas revoam?????

Bruno disse...

Cara, as revoadas são geralmente em dias quentes e úmidos, frequentemente depois de chover, na parte do fim da tarde. Elas aproveitam as boas condições para acasalar =)

Anônimo disse...

nao consigo encontrar um um formigeuiro para apanhar uma rainha como faço?

bernas disse...

quero encontar um formigeiro como faço?

Bruno A. dos Santos disse...

Bernas, as revoadas são geralmente em dias quentes e úmidos, frequentemente depois de chover, na parte do fim da tarde. Elas aproveitam as boas condições para acasalar =)

Fonte: http://adoroformigas.blogspot.com/2010/12/como-faco-para-capturar-uma-rainha.html#ixzz2ck5pK2gR

Faruk disse...

Excelente post ! Alguem tem rainhas para vender ou doar?

fabio disse...

ola Faruk eu sou quimico e bioologo e tenho varias formigas rainhas mais estao em fase de crescimento elas estao de 25 reais se vc quisser entre em contato comigo meu email fabiofilho20@gmail.com

Anônimo disse...

Onde eu encontro a formiga mas perigosa