quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Notíciario das formigas! - Ants news!

Hoje tenho duas notícais, uma boa e outra ruim. Vou contar a ruim primeiro por que depois falamos de coisas boas para tentar esquecer as ruins.

A ruim é que a minha pequena lasius faleceu =\ (muita dó), não tirei foto do cadáver porque seria triste.
Um minuto de silêncio pela morte dela, por favor...

Segue uma foto dela viva:
(Clique para ampliar)


<1 minuto depois...>

Bom, agora vamos falar das coisas boas. 

*Lembrando: Essa câmera é emprestada pois ainda não comprei a minha, a imagem é ruim, mas vou colocar uma foto boa de uma da mesma espécie.

Hoje eu estava voltando da faculdade, já estava perto de casa, com bolsa nas costas e tal... Quando olhei pra o mato que havia próximo reparei uma rainha de uma Camponotus Sp. preta e sem asa, ela estava andando à procura de um bom lugar para fundar seu formigueiro. Rapidamente eu (que não tinha nenhum tubo guardado) lembrei que tinha uma caixinha que serve como porta perereca (de aparelho odontológico) na minha bolsa e tentei colocá-la lá dentro, como ela estava no mato foi complicado pegá-la, e provavelmente todos pensaram que eu era louco fazendo alguma coisa estranha.

Segue as fotos dela:
(Clique para ampliar)


Andando mais adiante achei uma da mesma espécie e gênero ainda alada sobre uma folha. Eu desesperado por não ter tubos disponíveis peguei uma folha de propaganda que eu tinha na bolsa e coloquei ela na folha e fechei como se fosse um bolinho japonês. A captura foi fácil, ela ficou parada.

(Clique para ampliar)

O problema aconteceu quando eu vi uma terceira (igual) andando também na grama (já sem asas), eu não tinha mais onde colocá-la! Tentei colocá-la  junto com a primeira, quando abri a caixinha uma escapou, a outra saiu correndo.. auhEhuaEE foi engraçado. Recuperei a que eu tinha pego primeiro e a terceira fugiu.

Voltei para casa, coloquei elas em tubos e voltei lá para ver se achava mais, por que aqui nem choveu, o tempo está meio nublado, mas nada de chuvas. A única coisa que aconteceu foi a terra ficar um pouco úmida.

Voltei lá armado com uns 4 tubos, algodão e um potinho de vidro, caso precisasse. um minuto depois encontrei uma, acho que a mesma que fugiu (sem asas). Procurei por mais uns 20 minutos e nada. Voltei para casa e a coloquei no tubo! Agora tenho mais 3 amigas Camponotus Spp.


(Clique para ampliar)


Elas se parecem com esta:
(Clique para ampliar)


Gostou ? Comente! Odiou? Comente!
Essa é a melhor forma de fazer com que eu me anime para sempre postar mais coisas legais.

4 comentários:

Flavio disse...

Oláá

olha só, eu gostei do blog, muito bom, só que me surgiu uma divida

vc deixa a rainha nakele tubo, sem a terra? como ela vai botar os ovinhos??? ou isso eh um preparatorio para depois colokar ela na terra?

abraçoss

Flavio

Unknown disse...

Oi Flávio, então, você deixa ela no tubo sem terra mesmo, se quiser pode fazer um formigario q contenha terra mais tarde, quando ela tiver as primeiras operárias.

Eu gosto de formigário limpo, sem terra. mas isso é à gosto!Elas não precisam de terra para botar os ovinhos nem pra viver...

Qualquer dúvida é só perguntar! Abraço!

Felipe disse...

kkkkk,to imaginando a cena uma caindo e a outra correndo e vc desesperado :p

Anônimo disse...

Legal, sempre gostei de observar formigas mas nunca havia pensado em criá-las. Vou tentar fazer o meu próprio formigario.