sábado, 11 de dezembro de 2010

O que as formigas gostam de comer e como testá-las - What does ants like to eat and how to test them

Olá, como todos sabem a câmera que usei para tirar fotos das minhas formigas não é minha, logo logo vou comprar uma..

Enquanto isso vou postando coisas interessantes sobre elas... Desta vez vou traduzir o post de um blog de especialistas em formigas (link original).

Antes de ler, saiba que meu inglês não é tão fluente, então me desculpe caso hajam erros de interpretação.



A Tiffany, uma frequentadora deste blog, disse o seguinte:

Oi, meu nome é Tiffany e eu gostaria que você respondesse umas perguntas para mim. Um amigo e eu estamos fazendo um projeto sobre as preferências (de comida) das formigas. As perguntas são as seguintes:

1 - Eu encontrei na internet que formigas não podem ver a cor vermelho. Estou tentando "chutar" que tipos de comida as atrairia mais frequentemente. Pela deficiência em ver vermelho, isso afetaria quais comidas elas pegam? Elas se orientam principalmente pelo cheiro?

2 - Elas preferem alguma coisa mais natural (açucar) ou algo mais químico (alta porcentagem de frutose)?  Há algum sabor que elas tenham como favorito?




E os especialistas responderam:

Parece que vocês estão desenvolvendo um projeto interessante e tem ótimas idéias para testar a preferência de sabores das formigas.

1 - Nós temos um post detalhando sobre os sentidos das formigas aqui e você está certa, formigas se orientam principalmente pelo olfato. Se um alimento emite cheiro, elas irão reconhecê-lo de longe. Contudo, se um alimento não emitir cheiro (como potes de açucar), elas irão tocar com suas antenas, onde os receptores químicos estão, para cheirar ou sentir o sabor.




2 - Para responder sua segunda pergunta: depende um pouco da espécie de formiga. Nós escrevemos um post sobre como alimentar formigas argentinas aqui. Eu acredito que seriam essas formigas as que preferem alto teor de frutose. Mas seria definitivamente uma ótima pergunta pra testar como experimento.Você poderia oferecer ambos, água açucarada e algo com alto teor de frutose simultaneamente para as suas formigas e contar as que foram para as soluções (com açúcar e frutose) depois de 5 e 10 minutos. Elas normalmente são atraídas por soluções açucaradas (operárias adultas muitas vezes não engolem nada além de comida líquida, então você deve dissolver o açúcar na água).
O que os pesquisadores sempre percebem é que quanto mais açucaradas as soluções, mais elas gostam.
Então você poderia oferecer soluções com concentrações diferentes (exemplo: apenas água, 10%, 20% e 30%, de açúcar ou frutose) para as formigas e ver o que elas gostam mais.
O grupo de pesquisa em torno do Dr. Mike Kaspari descobriu que formigas adoram sal. Então você pode tentar oferecer sal em concentrações diferentes (0,1%, 0,5% e 1%) para as formigas e ver o que elas preferem. Você poderia fazer um experimento de forma que ofereça 4 concentrações de solução de açucar ou sal simultaneamente e contar as formigas que vão para cada solução após 5 e 10 minutos.

Espero que tenham gostado, apesar do meu inglês meia boca, hehehehe.

Gostou ? Comente! Odiou? Comente!
Essa é a melhor forma de fazer com que eu me anime para sempre postar mais coisas legais.

7 comentários:

Damon disse...

hehe
muito bom!

Curiosa disse...

AS FORMIGAS PODERIAM SE INTERESSAR POR URINA? O QUE PODERIA FAZER COM QUE UMA ENORME QUANTIDADE DE FORMIGAS FOSSE ATRAÍDA POR URINA?

Anônimo disse...

Se a formiga se interessa pela urina, isso é um sinal grave da doença diabetes. O que ocorre é que uma pessoa sem problema nenhum não elimina a glicose na urina. A glicose é açucar. Então, procure um medico urgente. Urgente mesmo, é quase certo que é uma diabetes.

Unknown disse...

Eu matei uma formiga tem como fazer ela viver tal es com algum cheiro

Unknown disse...

Comprei um litro de mel de abelha que segundo o produtor, é natural e puro, porém,tres dias já se passaram e nenhuma formiga se aproximou do mel.Isso é normal?

Unknown disse...

Em quanto vcs querem alimentar as formigas eu quero dar sumiço, estão fazendo formigueiro até no saleiro.

Unknown disse...

Pois as formigas q tem aq em CS tavam comendo margarina q caiu na pia.Qual tipo de Formiga e essa?