quinta-feira, 31 de março de 2011

Novidades do Google em Blogs - News from Google to Blogs

Olá pessoal. O google fez uma mudança bem legal para quem quer ver o blog mais limpo e apenas o conteúdo das postagens, num visual bem legal.




Para usar o serviço no meu blog é só adicionar /view depois do link.


ou



Logo logo eu posto algumas fotos das minhas formigas!

38 comentários:

Edwyn Gomes disse...

Ainnn que sem graça vey!!!
Num gostei não,é desnecessário...
=/

Anônimo disse...

Olá Bruno,tudo bem??
Bom,eu sou meio novo no assunto,e achei muito interessante essa história de criar formigas,mas tenho MUITAS dúvidas:
1-De algum modo as formigas sofrem?Pq eu não tenho nem aquário por pena da solidão dos peixes...a vida toda trancados num cubículo até a morte...
2-Estava pensando em comprar um formigário de gel azul (tecnologia da Nasa dizem,e o gel a formiga se alimenta dele).Fica esteticamente bonito e bem legal...
3-Você fotografa as suas rainhas...elas não são sensíveis à claridade?Fotofóbicas?Ou não?Ou só algumas?
4-Percebi que no formigário de gel vou precisar acrescentar algumas coisas,tipo tubo de água para elas beberem (nem sabia que formiga bebia água...O.o).Esse tudo precisa ser no fundo do formigário,no meio,perto da rainha,ou pode ficar em cima??Na superfície?
5-De acordo com as formigas vou precisar de madeiras e folhas também e insetos mortos,certo?
6-Após pegar a rainha posso simplesmente colocar ela no formigário ou tem a etapa do tubo?Coloco ela sozinha ou com outras formigas?Sozinha ela não morre?
Agradeço a explicação e espero ansioso a resposta...

Unknown disse...

Fala Nando, blz?

Então, fico feliz que tenha percebido que as formigas são bem legais!

Bom, vou tentar responder suas perguntas...

1 - Na verdade elas não sofrem, vivem melhor que no ambiente aberto com uma vida boa e da mesma forma. Já que elas sempre morem por conta dos inúmeros predadores. A colônia não vai ter problemas com perca de membros e vai crescer mais tranquilamente.

2 - Não recomendo o gel azul, afinal depois que ele acaba elas morrem e o próprio formigueiro em si some. É bonito, mas você pode optar por outros locais mais adequados e bonitos também.

3 - As formigas (a maioria) vê bem as luzes do espectro visível (essa que nós vemos). As rainhas são fotofóbicas sim, mas apenas as que vivem no ambiente, pois elas nunca mais sobem na superfície depois de cavar o formigueiro. As criadas estão acostumadas à certa claridade. Claro que algumas se assustam com a luz do meu microscópio, mas nem todas. Você tira a foto rápido e pronto.

4 - Todo ser vivo que eu conheço precisa de água. Quem coleta comida são as operárias, você deixa na superfície e elas vão se virar e achar. É isso que as formigas que você vê por aí estão fazendo! As que ficam fora do formigueiro são batedoras e caçadoras.

5 - Cada espécie pode precisar de algum ambiente um pouco diferente, mas na maior parte não. Eu tenho camponotus (que são formigas carpinteiras) e não deixo elas em madeira, porque elas fazem ninho em madeira meio podre. Sugiro formigário de acrílico ou gesso.

6 - Se você colocar ela com outra formiga, alguém vai morrer kkkkk. Elas não gostam de companhia, além das suas próprias filhas. Você pode colocá-la direto no formigário sem problemas. Não se esqueça de deixar num lugar escuro e não fique balançando! Elas vivem sozinhas com a energia que conseguiu quando estava no antigo formigueiro. Você pode dar comida para elas botarem mais rápido e não comerem ovos.

Fique à vontade no blog, tem bastante coisa legal pra ler aqui.

Quaisquer dúvidas pode perguntar sem problema.

Abraço.

Unknown disse...

*Corrigindo: morrem.

Anônimo disse...

Pois é....estive pensando e dei uma rápida procura no gel para comprar e repor,mas....simplesmente não tem....O.o..não no Brasil...
Acao de encontrar a loja de seu amigo na comunidade do Orkut,e vou tentar encontrar o gel para comprar,pois queria MUUITO fazer de gel...mas achei outros modelos muito interessantes.E pretendo criar uma colônia com o meu sobrinho de 7 anos...e uma pra mim também...
Bom,já que elas não sofrem,preciso me preocupar apenas com o transporte,já que não quero que nenhuma morra no transporte.
1-Indica alguém do Rio para a compra de rainhas onde possa retirar em mãos?
2-Alguma dica para criar saúvas ou alguma mais simples?Pretendo também proteger o formigueiro contra quedas,só por garantia,o que acha??Não quero ser atacado enquanto durmo...rs
Já li e reli quase tudo no blog no dia em que te fiz essa pergunta...rsrs...sou meio do contra e sou a favor de coisas originais,e formigas parece ser o animal de "estimação" perfeito para mim...já que elas são muito independentes...e ao mesmo tempo precisam de um cuidado,mas nada exagerado....e uma colônia no vidro fica muito bonita....Como a minha imaginação é meio fértil...futuramente pretendo fazer uma mega colônia num aquário...mas isso vai demorar anos...agradeço mais uma vez pela ajuda e pela paciência,e o blog está nos meus favoritos...abraço!

Anônimo disse...

Na verdade...acabei de ler melhor um tópico sobre as saúvas,e vi que são trabalhadoras demais e meio agressivas...uma queda no formigário pode fazer um estrago enorme...acho que estou desistindo delas....rsrss...vi também que ela precisa de vegetais,legumes,rutas e hortaliças para crescer bem e se tornar uma dona formiga saudável (zoando...rsrs) e prefiro começar devagar....com algumas mais simples e menos agressivas...sem contar que o fungo pode deixar difícil de ver a rainha....:-(

Unknown disse...

Primeiramente quero avisar que nao tenho acentos nesse teclado.

O problema do gel eh que ele vai acabando, e com isso ele faz o formigueiro desabar. Isso nao eh muito legal para elas, vai acabar estressando e te dando trabalho para fazer uma mudanca indesejada. Mas fica a seu criterio.

Qual loja voce encontrou? Digo, qual amigo ?

Muito legal a ideia de manter uma colonia com seu sobrinho. ELe vai aprender a dar valor em todo tipo de ser, mesmo sendo minusculos, como os insetos.

1 - No Rio eu nao conheco ninguem que tenha rainhas. Conheco de varios lugares, mas no Rio nao. Mas se serve de apoio, elas sao muito resistentes e sobrevivem muito bem a viagens longas. Eu ja recebi umas de MG e BA sem nenhum problema. Ja enviei para lugares longe como RN, MT, etc.

2 - Para criar sauvas eu sugiro que tenha alguma experiencia com outras especies antes, soh por precaucao. Voce pode criar camponotus por exemplo. Adoro elas porque sao doceis (com humanos!) e comem doces, frutas e insetos. Elas sao muito legais quando estao cacando. Voce ve como elas sao otimas cacadoras e brigam muito bem com as presas kkkkk.

A sua mega colonia realmente pode demorar anos pra ficar completa. acredito que uns 2 anos jah tenha uma boa quantidade de operarias.

Voltando as sauvas (continuando suas perguntas).

As sauvas sao muito trabalhadoras, assim como todas as formigas, mas elas sao cortadeiras, e isso eh o mais legal nelas.

O cultivo do fungo eh interessante, a rainha eh gigante! Mesmo sendo imensa, ela eh muito fragil. Pode ter certeza que nao eh todo mundo que cria uma colona dessas e dure muito tempo.

Elas sao muito agressivas mesmo. Principalmente as maiores operarias (que tambem sao soldados).
A rainha sempre fica perto dos fungos, depende como for o formigario, voce pode mante-la sempre a vista.

Eu sugiro um formigario de acrilico para sauvas. na verdade esse tipo eh oq recomendo para quase todas as especies, acho muito bonito.

Obrigado por ter o blog nos favoritos! Breve vou tirar mais fotos das minhas camponotus festinatus e postar no blog.

Abraco, Bruno.

Anônimo disse...

Olá Bruno,obrigado pela resposta rápida...
Realmente,não tinha pensado no gel desabar...(Oh my Ant God...).Isso pode ser um problema.Achei um formigário no Mercado Livre que é bem simplesinho e bonitinho...
A loja foi a do Rafael...vi ela aqui no blog e reconheci na comunidade do Orkut,pois tem um formigário muito doido feito de pote...rsrs
A Camponotus(vi no Google agora) realmente é bonitinha e mais dócil...acho que vou começar com ela...gosto de organizar tudo muito bem antes para não haver falhas,entende?
Já a Mega Colônia vai ser projeto futuro....primeiro começar para depois progredir,certo?
O formigário eu acho legal de vidro ou um acrílico transparente,polipropileno,sei lá...nada embaçado ou turvo...
Quanto à distância,quando comprar a rainha prefiro comprar uma de perto do Rio,pois assim a chance de ela morrer é menor e de quebra o frete tbm...rs.
O que você acha desse formigário de mesa?Queria alguma coisa assim...esteticamente bonita....um abração...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-179730969-formigario-de-mesa-_JM

Anônimo disse...

Só achei ele meio pequeno...com poucos túneis,e para que servem os buracos?E a seringa?E a mangueira??

Unknown disse...

O de gel é bonito mesmo, mas te esse problema de desabar.

Eu recomendo acrílico por ser bem mais leve e resistente que o vidro, porém mais caro (compensa no custo-benefício).

O frete PAC (encomenda normal) é barato de qualquer lugar para qualquer lugar. O caro mesmo é o sedex entre estados diferentes. O PAC chega em uns 7 dias úteis enquanto o sedex em até 3. Já recebi PAC sem problemas.

Eu conheço esse vendedor, ele é o dono do blog "Formigários Brasil", parceiro do meu blog. Ele é gente boa e gosta de formigas de verdade. Eu também achei meio pequeno esse formigário, mas para começar ta bom né. Para encher esse formigário de camponotus vai uns 6 ou 8 meses mais ou menos, começando a colônia do zero.

O problema no Brasil é encontrar conteúdo sobre formigários, eu mesmo só conheço fóruns estrangeiros. Mas tem muitas idéias legais para formigários, basta procurar um que dê para você mesmo fazer.

Olha nesse link um exemplo de um bem legal: http://img88.imageshack.us/img88/3509/formicariumschemelp9.jpg

Os buracos servem para vc conectar o terrário (onde vai colocar comida) e onde vai colocar água para manter a umidade. A seringa serve para colocar a água no buraco. A mangueira serve para fazer essas conexões.

Anônimo disse...

Hum....entendi melhor porque estou lendo o Formigários Brasil agora por coincidência....achei o formigário mais ou menos como quero,mas queria também que elas escavassem...vou ver se ele faz algum desse tipo por encomenda.Por que elas precisam comer no terrário?Achei que fizessem tudo na colônia....já que muitos formigários não tem entrada pra mangueira...e como assim água no buraco?Um lago dentro do formigário?Ou pra deixar o ambiente mais úmido?E ele disse que fez uma barreira de vaselina pras formigas não fugirem...era nas paredes?Porque ele disse que elas fugiram "atravessando" a barreira...estou mais confuso a casa minuto....rsrs..mais uma vez obrigado...

Anônimo disse...

Ah,o link que passou da imagem está ruim...

Anônimo disse...

Achei em outro blog um formigueiro (na verdade nem vi o formigueiro...) que dele saíam várias mangueiras para um pote,tipo umas 8 e iam pra um pote grande de plástico,que deve ser o tal terrário (sem terra?) e depois uma mangueira apenas,que devia levar elas de volta pro formigário...bem bacana...
http://1.bp.blogspot.com/_-Csmoy7V5go/TPblmvWg6OI/AAAAAAAAADE/Hbb8hDHVRe4/s1600/imagens+038.jpg

Unknown disse...

Elas precisam sair do formigário para caçar, o instinto é esse. Então você coloca a comida no terrário (que não precisa ter terra se não quiser).

O buraco leva ao gesso, que vai ficar úmido com a água. Isso serve para manter a umidade dentro do formigário, senão elas morrem.

A barreira de vaselina (sim, na parede) nem sempre funciona. Se procurar no blog tem várias maneiras de deixar aberto e fazer alguma coisa para elas não escaparem.

Está bom o suficiente para você ver como é o formigário. De qualquer forma, veja aqui mais fotos: http://antfarm.yuku.com/topic/7701/Formicarium-Pictures-Only-many-big-file-sized-photos

Esse link que você passou é um formigário do Thiago, meu colega também. è bem fácil fazer esse formigário usando tupperwares, tubos de ensaio e mangueiras transparentes.

Lembrando que acabei de postar várias fotos das minhas camponotus festinatus. Acesse a página principal para ver.

Abraço.

Unknown disse...

Você pode seguir o blog, vai receber todas as postagens na sua conta do blogger e vai ajudar junto com os outros.

Anônimo disse...

Impressionantes as imagens que você mostrou...mas...são formigas demais....mas confesso que a quantidade e a proximidade das fotos me deram meio que um medo...rsrs...ainda mais porque pulou um grilo na minha perna enquanto eu estava vendo...rsrs....eram MUITAS formigas...todas grandes...O.o...sei lá...rs.Ah,estão aparecendo no meu quarto muitas formigas com asas...machos acho...principalmente na minha mesa do pc...que está toda empoeirada...não está na época de revoadas....qual será o motivo?Vou tentar achar umas e tirar uma foto.São simples,pequenas e sem ferrão...(ainda bem...).Gostei muito dos formigários,mas me diga...li algumas coisas meio assustadoras...o rapaz coloca uma barata morta a cada 2 dias para a colônia,e mal sobram as asas...acho que isso vai ser meio difícil,pois aqui tem insetos,mas não sei como capturar,e quem dirá todo dia....vi na internet que um quilo de grilos e baratas (pedido mínimo) vivos custa a partir de R$ 200,00 + frete.Tem como eu ir alimentando com mel (tenho 1 litro aqui...) e outras coisas?Abraço...

Unknown disse...

kkk Formigas demais kkkk

Elas sempre aumentam em número. É isso que faz uma colônia.

Veja no blog como diferenciar os machos das fêmeas. Elas costumam aparecer em locais com luz, como outros insetos.

Quando sua colônia precisar de 1 barata a cada dois dias, você pode comprar larvas de tenébrio e mini grilos. Uma vez comprado, eles se reproduzem também. Isso se você não achar insetos por ai.

Elas comem doce também. Água com mel, açucar, etc. Comem frutas frescas tbm. Esse 1 litro vai durar uma eternidade kkkkkk.

Você ficou com medo de que ?! kkkkk

Anônimo disse...

Bom...esse formigário é mais aberto...e a quantidade de larvas e o "preto" das formigas me deu certa repulsa...rsrs...sei lá,mas acho que é medo de ser coberto de formigas,etc...cenas de imaginação...ainda estou vendo as fotos e o esquema de tubos de ensaio ao contrário é simplesmente genial!Agora sim entendi como funciona o terrário e como ele pode ser usado para alimentá-las e dar água...mas acho que o meu formigário não deve ser tão explícitos...até ontem achava as larvas interessantes,mas essas fotos em alta definição me deram um certo...digamos...uma repulsa...um certo nervoso...com a quantidade mostrada também...parece uma invasão...rsrs...não tenho problemas com insetos,tanto que gosto de brincar com besouros,mas essas fotos meio que traumatizaram...rs.Deixa eu parar que já estou ficando repetitivo...¬¬...bom...vou começar a repensar as espécies agora...começar com espécies como a camponotus ou menores...é bom saber que elas podem comer doces e outras coisas,pois essas coisas são mais fáceis de encontrar...larvas e mini grilos tá bacana...as de tenébrio vi umas 50g a R$ 18,00 o que é um preço acessóvel...obrigado mais uma vez pela ajuda...

Anônimo disse...

Ps:Estou servindo de aeroporto para mini mariposas e mini insetos voadores nesse momento...rs

Anônimo disse...

Consegui pegar uma delas e colocar dentro do porta cartão de memória,o que a deixou presa e perfeita para fotos...acho que são fêmeas com asas invadindo o meu quarto...estou postando as fotos no Imageshack e já te passo....

Anônimo disse...

Aqui está ela....as imagens em que ela está mais escura foram suavizadas no Office 2010...depois que tirei as fotos eu soltei ela...mas toda noite encontro uma pulando em mim ou na mesa do meu pc...
http://img651.imageshack.us/g/dsc02005n.jpg/

Unknown disse...

É macho.

As fêmeas tem o abdomen maior, cabeça maior e antena menor.

Quando encontrar uma fêmea coloque em copinhos, recipientes pequenos e etc.

Não coloque mais de uma em cada lugar.

Anônimo disse...

Poxa....estava doido esperando você responder...achei umas menores...achei também uma com a metade arrancada...(medo...) e descobri a possível fonte...um formigueiro na porta do quarto da minha irmã,no concreto ao lado do meu quarto...seriam elas paratrechinas??Abraço...

Unknown disse...

Normalmente os machos saem antes das fêmeas.

Para te dizer o gênero é mais fácil com uma foto de uma operária ou da rainha. Se puder tirar...

Anônimo disse...

Mas não está na época....ou está?Achei uma menor com asas....por hoje elas sumiram,mas começar a invadir o quarto lá pelas 7 da noite...fui com uma lanterna no formigueiro mas não achei nada..apenas a entrada coberta de grãos de areia juntos...posso deixar um macho e uma fêmea não fecundada juntos...hehe...isso daria certo?Ah...o que eu tô falando...nem sei diferenciar fêmeas de machos...¬¬...vou começar com calma olhando mais no chão e procurando fêmeas amanhã...e olhando os formigueiros perto de casa...

Unknown disse...

No Brasil tem revoada o ano todo (algumas espécies). Sempre que o tempo estiver meio úmido numa noite meio quente aparece alguma...

Olha sem locais onde tem alguma luz, já que elas são atraídas. E sempre olhe no chão, já achei várias assim.

Você vai perceber que tem uma diferença grande do macho para a fêmea. A cabeça e abdomen da fêmea são maiores. Fora que só as fêmeas cortam as asas.

Abraço.

Anônimo disse...

Hum...entendi...vou estudar mais os formigários...essa história está ficando interessante...rs...estou ainda em dúvida entre gesso e acrílico..uns mostram mais sujeira que outros...realmente eu vi que no Brasil os formigários e colônias em casa ainda estão no começo...e ainda preciso ver se realmente tenho espaço aqui em casa,pois uma colônia pode viver 20 anos...e com 3 anos não terei mas espaço para cuidar delas...é um caso a se pensar...talvez deva começar com espécies bem pequenas...o que acha?O que faz para a colônia não tomar a sua casa inteira??

Unknown disse...

Você pode ir tirando operárias quando tiver muitas. Formigueiros muito populosos são de attas. Outras espécies não chegam a ocupar muito espaço. Caso aconteça você pode doar para alguma faculdade, para estudos na área de biologia. Qualquer faculdade aceita.

Anônimo disse...

Bem pensado...posso retirar operárias a cada ano,6 meses ou coisa assim...sabe dizer uma espécie pequena para meu sobrinho cuidar,pois onde moram eles não tem muito espaço,e um formigário pequeno seria o ideal.Mesmo as operárioas sendo pequenas,ele ainda poderia ver a rainha no ninho pelo acrílico....só tenho medo de deixar ele cuidar do terrário,pois pode dar problemas e estressar a mão dele caso elas fujam...para uma espécie pequena um pequeno de gesso ou de cortiça vertical parece ser a melhor opção...

Unknown disse...

As faraó são bem pequenas, mas MUITO pequenas mesmo. As rainhas são bem visíveis.

Ele vai precisar de alguma ajuda para não deixar elas escaparem, principalmente quanto tiver uma boa população.

Anônimo disse...

Hum...acabei de ler sobre elas....as famosas formigas quente....rsrs....se escaparem é complicado...alguma outra?

Unknown disse...

Você só vai encontrar camponotus, pheidole, atta, acromyrmex, solenopsis e pachycondyla para vender. É difícil achar alguma outra à venda.

Pesquise sobre essas.

Caso encontre algum gênero diferente tire fotos e mande-me.

Anônimo disse...

Hum....ontem só tive uma visita de uma mariposa...é bom saber que tem revoadas o ano todo pelo Brasil...mas isso também me dá chances de preparar melhor o ambiente antes da chegada delas...agora que conheço o ambiente certo,o jeito de cuidar e falta apenas escolher qual espécie...preciso partir para o formigário...vi essas que você disse,e são meio assustadoras...rsrs...a cabeçuda,a lava pés...a carnívora....acho que um formigário pequeno e a faraó devem resolver...pelo menos por enquanto...mas se elas fugirem eu vou ter que exterminá-las...talvez se eu conseguir importar alguma...mas as chances de chegarem mortas são maiores...os formigários de cortiça são indicados para a faraó?Elas precisam de terrário?Os de cortiça precisam ser umidificados?Se sim,como faço isso?

Unknown disse...

Só se vocêcomprar a cortiça de 10mm de espessura. Fazer em camadas fica impossível, elas entrariam entre as camadas.

A mais tranquila é a camponotus.

Você pode arrumar a formiga argentina também (como é conhecida).

Todas as formigas precisam de terrário para pegar a comida.

Todo formigário precisa de controle de umidade. Nos de cortiça você vai ter uma câmara para colocar a água por um buraco no acrílico/vidro.

gustavo disse...

kkkkkkkk vc compra as railhas aki onde eu moro iso nao e presiso pq sauvas e oq nao falta eu ate como elas ^^ kkk eu ja to com 3 railhas aki em 3 potes prontas para comesa sua colonia eu so nao sei como fase um formiguero :( presiso de ajuda

Unknown disse...

Na verdade eu capturo as minhas rainhas, assim como você. Tenho espécies européias que um amigo me mandou (da europa, claro)..

Você leu todas as postagens do blog? Pelo que ví você não tem nenhuma noção ainda, mas quer começar. Sugiro que leia o blog desde o começo... Você vai saber sobre onde colocar, como manter a umidade, etc..

Caso tenha alguma dúvida específica é só perguntar.. Se eu puder ajudar ficarei feliz em fazê-lo.

Abraço.

Anônimo disse...

bruno, construi meu propio formigario preciso de ajuda.
Face. diegosilva_vp@ibest.com.br

DiegoSilva_VP disse...

1.Fiz Meu próprio formigario de gesso mas não sei qual a umidade ideal.
2.Capturei umas caponotus mas não sei bem qual delas, não tenho nem certeza que são rainhas.
3.qual o alimento que devo colocar para elas, tem alguma receita caseira.
4.Somente capturei as rainhas creio eu, sera que só com ela vou conseguir que elas coloquem ovos.