terça-feira, 10 de maio de 2011

Alimentando as camponotus - Feeding the camponotus

Ola, desta vez tirei varias fotos. Tem gente que pode achar fotos demais, mas o que vale eh a intencao.

Liguei um tupperware no tubo do formigario para que elas pegassem a comida fora e levassem para dentro do formigario (tem uma foto que mostra).

Eu alimentei elas com uma barata recem nascida (nunca tinha visto uma hehehe). Eu pessoalmente nao recomendo que se de baratas para elas comerem, por serem sujas, mas como estah dificil eu ver insetos em casa e nao ter muito tempo livre ultimamente, resolvi pegar essa que era novinha.

(Clique nas imagens para ampliar)


Operaria dando uma olhada no cardapio.


Comecou a carregar a refeicao.


Aqui elas comecaram a dar umas olhadas e puxar um pouco.


Um zoom para ver melhor.


Mais um zoom em angulo diferente.


Outro zoom...


Tentei focalizar melhor mas nao mudou muito.


Elas levando o jantar para o tubo que leva ao formigario.


Elas sao muito fortes, conseguem mover com certa facilidade, mesmo quando sozinhas.


Ainda levando para o tubo.


Quase la..


Entraram no tubo com a comida. Esse foi o tupperware usado como terrario provisorio. No fundo um papel sulfite para as fotos ficarem mais nitidas, pois o plastico eh laranja.


Foto da ligacao no tubo.


Elas carregando a comida.


Dentro do formigario.


Aqui a coisa foi feroz.


Muita vontade de consumir a carne, nao pararam ateh nao haver muita coisa.


Zoom para ver uma operaria comendo.


Depois da barata, foi hora de uma gota de leite condensado. Elas adoraram.


Varias delas foram coletar, mesmo depois de comer boa quantidade de carne fresca.


Muito legal ve-las coletando o doce.


Mais um angulo.


Tentei focalizar, como o vidro estava um pouco longe nao deu para ver bem de perto com o microscopio.


Elas colocam a mandibula toda no doce, e as vezes demora para sairem.


Depois que tomam uma boa quantidade, voltam para o formigario, alimentam uma companheira e retornam para coletar mais.


Os abdomens ficaram mais cheios, pois estavam comecando a ficar murchos novamente.


Ainda coletando, depois de comer a carne.


Tentei mais zoom...


Nessa da para ver a mandibula no doce.


No ultimo post sobre elas me esqueci de mostrar as pupas, aqui estao elas.


Zoom nas pupas, que desta vez estao amontoadas com ovos e larvas.



Espero que tenham gostado e eu nao tenha exagerado nas fotos. Estou animado com essa colonia, tem se desenvolvido bem.


Gostou ? Comente! Odiou? Comente!
Essa é a melhor forma de fazer com que eu me anime para sempre postar mais coisas legais.

5 comentários:

Ailton Gomes disse...

Boa tarde Bruno, gostei muito do seu post, parabéns pelo sucesso na fundação da colônia, para mim a quantidade de fotos esta boa, são muitas mesmo mas quem não gosta de ver fotos? Enfim, quanto mais melhor...rs

Um abraço.

Unknown disse...

Fico feliz que tenha gostado, Ailton! Essa colonia estah indo de vento em popa hehehehe... Ainda bem! Logo logo tiro uma foto do formigario para voce ver como elas se acomodaram.

Sobre a quantidade de fotos, eu achei que talvez alguem pudesse achar exagero. Eu pelo menos achei que fotos sao sempre bem vindas, adoro ver fotos nos blogs e foruns por ai. Principalmente quando bem explicadas. Estou tentando seguir essa ideia.

Nao sei se percebeu, mas agora o blog esta abrindo uma pop-up para comentarios, para o usuario nao precisar entrar em uma pagina exclusiva do post para comentar, o que achou disso? Serah que fica melhor como estava?

Abraco!

Ailton Gomes disse...

ficou bom! mas ainda estou me acostumando com a novidade.

Unknown disse...

Estou testando, achei bom assim, mas toda mudança é estranha né... hehehe

Mauricio Rocha disse...

Estou começandocom formigas, gostaria de mandar umas foto de uma que coletei na rua para me ajudar a identificar!
PArece uma caponotus