segunda-feira, 2 de maio de 2011

Camponotus Festinatus - Nasceram mais operárias - More workers have born!

Fiquei feliz ao ver que ontem nasceram mais algumas operárias das pupas que estavam escuras. Agora a Alfa tem 9 operárias!

Ontem alimentei elas com 3 gotas de água misturada em 1/3 de mel. Elas ficaram loucas! Nunca tinham coletado tanta comida, encheram os abdomens até esticar. Dá para ver o mel dentro dos abdomens. Elas deram muito mel para a rainha, que também ficou com o abdomen bem mais cheio.

A colônia está crescendo, espero que continue nesse ritmo!

Pretendo transferir elas para algum lugar que fique melhor para tirar fotos. O tupperware onde elas estão é muito fosco, quero algo mais transparente. Estou estudando idéias para formigários.

Seguem algumas fotos:

(Clique nas imagens para ampliar)


Operária alimentando a Alfa.



Operárias cuidando dos ovos e rainha recebendo mel.


Mais mel para a Alfa.


Operária recém nascida. Ela é bem clarinha, quase branca. Escurece com o tempo.


Uma alfinha alimentando uma larva.


Mais mel para a Alfa (foram umas 10 vezes em uns 20 minutos).


Recém nascida descansando próxima aos ovos.


O abdomen da Alfa ficou visívelmente maior.


Espero que estejam gostando.

Ainda estou procurando por um nome para a Paraponera, se tiver alguma sugestão comente aqui!


Gostou ? Comente! Odiou? Comente!
Essa é a melhor forma de fazer com que eu me anime para sempre postar mais coisas legais.

5 comentários:

Ailton Gomes disse...

Nesses próximos 6 meses os blogs vão bombar e o que não vão faltar é blog atualizado, pq o Melk,Eu,Vc e Edwyn (posso ter esquecido de alguém) estamos todos começando uma nova colônia o que vai lotar a Web de conteúdo para auxilio de quem esta querendo informação para iniciar a sua própria colonia.
Boa sorte para sua colonia.

Unknown disse...

É mesmo! O Rafael e o Thiago têm colônias também. O Thiago está viajando à trabalho, mas volta logo. O Rafael vai ficar meio por fora esse ano.

Mas acredito que estamos ajudando bastante na parte de material.

Obrigado, estou ansioso para que nasçam as majors!

Elas são muitas vezes soldados. Elas podem ser fêmeas férteis e machos (essas depois de a colônia estar mais madura).

Anônimo disse...

adorei o seu blog...tenho uma duvida,talve zvc possa me ajudar:as formigas quebram os ovos com as antenas?

Unknown disse...

Os ovos nao sao quebraveis.

Bom, nao entendi em que momento voce quis dizer, entao vou explicar o que acho que pode ser sua duvida.

Quando a rainha bota, as operarias cuidam dos ovos, observando. O ovo se desenvolve e se torna uma larva, que elas alimentam ate se que ela cresca e se torne uma pupa.

Existem 2 tipos de pupas, as que sao um casulo, com um tido de seda em volta, e as que sao no formato da propria formiga.

Quando as pupas estao prontas, caso seja casulo, a formiga de dentro tenta cortar a seda com as mandibulas e as operarias ajudam, cortando.

Caso sejam as pupas no formato da propria formiga ela simplesmente comeca a se mover.

Espero que tenha ajudado!


Abraco!

Unknown disse...

Antes eu tinha uma colonia com 12 operarias e duas rainhas , eu dava muito mel a elas ,elas gostavam muito mas um dia nasceu uma colmeia na rua onde eu moro e mataram as minhas attas fiqui mto triste pq deu muito trabalho pra criar elas e as abelhas ainda mataram as larvinhas aquela fdp :(